Originalmente publicado na Folha de São Paulo, SãoPaulo, 11.11.1987.


Wordsl

Eduardo Kac

A holopoesia é um projeto interdisciplinar que pretende colocarnovos problemas para a arte que se situa entre os códigos verbaise visuais, valendo-se para isso das imensas potencialidades estéticasdeste "high tech medium" que é a holografia. Quando aconcebi, em I983, não havia nenhum programa rígido de pesquisa,e sim o desejo de descobrir de que maneira a composição luminosaimaterial poderia suscitar a concepção de uma nova sintaxe,que se fundamentasse radicalmente no complexo perceptivo humano e no contínuoespaciotemporal do holograma. Assim cada holopoema criado entre 1983 e1986 significou para mim novas descobertas plásticas e poéticas.Os holopoemas "Wordsl nº 1" e "Wordsl nº 2"são fruto de uma sintaxe que se oganiza em um espaço curvoe contraído opticamente, o que acarretou no comportamento irregulardas letras que desordenadamente sugerem as palavras "mundos"e "palavras" em inglês.

A técnica empregada é a holografia integral, assim conhecidapor integrar cinema e holografia em um composto que que produz nãoapenas profundidade e paralaxe (capacidade de enxergar ao redor de um objeto)mas também o movimento. Originalmente, me pendurei de cabeçapara baixo e orientei o enquadramento cinematográfico de modo aregistrar apenas a cabeça, sem o resto do corpo. Em seguida, dispusas letras W, O, R, D, S e L ao redor de minha cabeça em 180°.Cada letra foi disposta no espaço de modo não convencional:a letra W foi posta com sua linha reta lateral paralela ao chão;a letra O foi disposta de maneira a permitir visibilidade parcial paraa cabeça; a letra R foi inclinada obliquamente para a direita epara trás, indicando profundidade; a lateral da letra D ficou paralelaao chão, simbolizando uma janela através da qual via-se parteda cabeça; a letra S foi colocada perpendicular ao observador, quesó identificava sua forma olhando de um lado ou de outro, e a letraL foi invertida de ponta-cabeça. Ao fundo, minha cabeça giravae eu emitia uma gargalhada, perceptível pelo movimento dos lábios.

Todos esses elementos, originalmente em um espaço de 180°,foram filmados e transferidos para um holograma de 90°, resultandoem uma anamorfose (deformação da imagem) obtida opticamente.A contração do espaço foi obtida por meios óticose todos os elementos presentes nesse espaço se contraíramou metamorfosearam também opticamente.

Como o espaço foi concebido de maneira curva, a curvatura irregulare a contração ótica se somaram para configurar umespaço experimental, onde as letras dramatizaram suas formas gráficase a cabeça ganhou uma ambiguidade formal e simbólica. Em"Wordsl nº 1" o espectador identifica a organizaçãodescrita acima. Já em "Wordsl nº 2", busquei um diálogocom a primeira peça explorando a noção holográficade "espaço pseudoscópio" que é espaçoinvertido de dentro para fora; na segunda peça, o leitor percebeapenas faixas luminosas com partes da imagem se deslocando verticalmente,o que sugere uma espécie de varredura típica de meios eletrônicos.Como os dois holopoemas foram produzidos com a técnica de transmissãoa luz branca (que faz com que a imagem seja reconstruída por umafonte de luz situada atrás do holograma) -- técnica que eliminaa paralaxe vertical --, "Wordsl nº 2" tenta amplificar opoder expressivo do meio forçando-o a produzir informaçãono eixo vertical.

A questão do espaço curvo em arte não éabsolutamente nova. A origem da problema se encontra ns apropriaçãoque artistas de vanguarda do começo do século, como os pintorescubistas, fizeram das noções revolucionárias criadaspelo matemático alemão Georg Friedrich Bernhard Riemann em1854 em seu sistema geométrico não euclidiano. Riemann concebeuuma geometria baseada em superfícies de curvatura positiva constante(que pode ser representada pelo exterior de uma esfera) e sugeriu a possibilidadede superfícies ou espaços nos quais a curvatura poderia variaronde uma figura não poderia ser movida sem que ocorressem mudançasem sua forma e propriedades. A principal conquista de "Wordsl",no que diz respeito à elaboração em arte do espaçocurvo, é que os signos ganharam um componente dinâmico, operandoa mudança da forma diante dos olhos do observador. Quem olhar atentamente"Wordsl nº 1 " poderá encontrar na extrema direitaa letra W deformada no interior do holograma (imagem virtual). Ao se locomoverpara a extrema esquerda, o observador perceberá que a letra "deua volta" por trás do conjunto para surgir com sua forma original,proporcional e harmônica, na frente do holograma (imagem real), invadindoo espaço do próprio observador.


Back to Kac Web