Orginalmente publicado em inglês no catálogo da exposiçãoHolopoetry 1983-1990, realizada de Abril a Junho de 1990, no Museude Holografia, em Nova York, p. 5.


Sobre os Holopoemas digitais de Kac

Joan Truckenbrod

A computação holográfica emerge nesta exposiçãocomo uma nova forma de expressão artística. A holografiapermite que artistas criem ambientes tridimensionais evanescentes que possuemuma presença visual única. Mesclados a campos de cor esteshologramas se tornam elegantes linguagens visuais. Sistemas de computaçãográfica, por outro lado, permitem que artistas criem representaçõesvisuais de objetos ou ambientes totalmente imaginários -- mundoscompletamente criados pelo artista e visualizados com a ajuda dos sistemasde modelagem tridimensional do computador.

A síntese de computação gráfica e holografiaé um veículo dinâmico para artistas que agora podemtransformar em realidade suas fantasias e espaços imaginários.Através do uso de computação gráfica e holografiaestas projeções imaginárias adquirem o sentido derealidade -- as características da realidade projetas pela holografia.O outro importante componente dinâmico da computaçãoholográfica é a abilidade do artista de criar mudançase transformações no objeto ou no espaço tridimensional.Na holografia tradicional o objeto preserva sua integridade de qualquerângulo ou perspectiva de que é observado. Ao usar o computadorpara criar a imagem holográfica, o artista fabrica um objeto ouespaço que é dinâmico, que se transforma à medidaem que o observador muda de posição. Desta maneira, a obrase transforma numa composição cinética.

A obra de Eduardo Kac cria um novo contexto comunicativo a partir dacomputação holográfica. Normalmente deciframos textosde forma linear, estabelecendo sentido em função da ordemdas letras. Os holograms de Kac podem sugerir inicialmente uma aparênciaescultórica, mas ao examinar a obra o observador descobre que asletras mudam sua ordem quando percebidas de diferentes perspectivas.

Através do uso da holografia tradicional, ou através dacombinação da holografia pulsada com a computaçãoholográfica, Kac cria uma síntese única de imagense idéias. Em algumas obras, como em "Omen", ele produzum espaço esfumaçado e então injeta uma sériede formas verbais flutuantes. A significação se altera notempo e no espaço. Movimento holográfico conduz a novos sentidos.A organização das letras e o consequente sentido da palavrase tornam dependentes da orientação do observador. Esta obraé o horizonte de uma nova forma de expressão artística.


Back to Kac Web