Orginalmente publicado em inglês no catálogo da exposição Holopoetry 1983-1990, realizada de Abril a Junho de 1990, no Museu de Holografia, em Nova York, p. 5.


Sobre os Holopoemas digitais de Kac

Joan Truckenbrod

A computação holográfica emerge nesta exposição como uma nova forma de expressão artística. A holografia permite que artistas criem ambientes tridimensionais evanescentes que possuem uma presença visual única. Mesclados a campos de cor estes hologramas se tornam elegantes linguagens visuais. Sistemas de computação gráfica, por outro lado, permitem que artistas criem representações visuais de objetos ou ambientes totalmente imaginários -- mundos completamente criados pelo artista e visualizados com a ajuda dos sistemas de modelagem tridimensional do computador.

A síntese de computação gráfica e holografia é um veículo dinâmico para artistas que agora podem transformar em realidade suas fantasias e espaços imaginários. Através do uso de computação gráfica e holografia estas projeções imaginárias adquirem o sentido de realidade -- as características da realidade projetas pela holografia. O outro importante componente dinâmico da computação holográfica é a abilidade do artista de criar mudanças e transformações no objeto ou no espaço tridimensional. Na holografia tradicional o objeto preserva sua integridade de qualquer ângulo ou perspectiva de que é observado. Ao usar o computador para criar a imagem holográfica, o artista fabrica um objeto ou espaço que é dinâmico, que se transforma à medida em que o observador muda de posição. Desta maneira, a obra se transforma numa composição cinética.

A obra de Eduardo Kac cria um novo contexto comunicativo a partir da computação holográfica. Normalmente deciframos textos de forma linear, estabelecendo sentido em função da ordem das letras. Os holograms de Kac podem sugerir inicialmente uma aparência escultórica, mas ao examinar a obra o observador descobre que as letras mudam sua ordem quando percebidas de diferentes perspectivas.

Através do uso da holografia tradicional, ou através da combinação da holografia pulsada com a computação holográfica, Kac cria uma síntese única de imagens e idéias. Em algumas obras, como em "Omen", ele produz um espaço esfumaçado e então injeta uma série de formas verbais flutuantes. A significação se altera no tempo e no espaço. Movimento holográfico conduz a novos sentidos. A organização das letras e o consequente sentido da palavra se tornam dependentes da orientação do observador. Esta obra é o horizonte de uma nova forma de expressão artística.


Back to Kac Web