O Museu de Arte Weisman apresenta a nova obra de arte transgênica de Kac: "História Natural do Enigma", com inauguração no dia 17 de abril de 2009

Eduardo Kac criou uma nova flor que expressa o ADN do artista apenas em suas veias vermelhas; Kac dá à nova flor o nome de "Edunia"


Edunia
Eduardo Kac, História Natural do Enigma [Natural History of the Enigma], flor transgênica que expressa em suas veias vermelhas apenas o ADN de Kac, 2003/2008.


A obra central  em "História Natural do Enigma" é um plantimal, uma nova forma de vida que Kac criou e que ele chama "Edunia", uma flor criada através de engenharia genética que é um híbrido do artista e Petunia. A Edunia de Kac expressa o ADN exclusivamente em suas veias vermelhas. Desenvolvido entre 2003 e 2008, "História Natural do Enigma" será exibido de 17 de abril a 21 de junho de 2009, no Museu de Arte Weisman, em Minneápolis.

A flor é um novo tipo de Petunia que Kac inventou e produziu através de biologia molecular. A Edunia não é encontrada na natureza.  Ela tem veias vermelhas e pétalas cor de rosa. Um gene do artista é expresso em todas as células de suas veias vermelhas, isto é, o gene de Kac produz uma proteína somente na rede venosa da flor.  O gene foi isolado e sequenciado a partir do sangue do artista. As pétalas cor de rosa, contra as quais as veias vermelhas são vistas, são evocativas do próprio tom de pele rosada de Kac. O resultado desta manipulação molecular é uma planta que cria a imagem viva de sangue humano correndo nas veias de uma flor.


Kac waters edunia
Eduardo Kac, História Natural do Enigma [Natural History of the Enigma], flor transgênica que expressa em suas veias vermelhas apenas o ADN de Kac, 2003/2008.


O gene que Kac selecionou de seu próprio genoma é responsável pela identificação de corpos estranhos. Ou seja, nesta obra, é precisamente aquilo que identifica e rejeita o outro que o artista integra no outro, criando assim uma nova espécie de ser que é parcialmente flor e parcialmente humano.

"História Natural do Enigma" é uma reflexão sobre a contiguidade da vida entre as diferentes espécies.  Usa a vermelhidão do sangue e a vermelhidão das veias da planta como um marcador do nosso patrimônio comum. Com a combinação do ADN humano e o da planta em uma nova flor, de uma maneira visualmente dramática (expressão em vermelho do ADN humano nas veias da flor), Kac faz brotar a poética da contiguidade da vida entre as diferentes espécies.

Na expectativa de um futuro no qual Edunias sejam acessíveis e plantadas por toda parte, Kac criou um conjunto de "Edunia Seed Packs" (Pacotes de Sementes da Edunia), que estão incluídos na exposição.  Os "Edunia Seed Packs" contêm as sementes da Edunia e fazem parte da coleção permanente do Museu de Arte Weisman.

Para obter informações adicionais, incluindo fotos e diagramas, visite o website de Kac (em inglês apenas): http://www.ekac.org/nat.hist.enig.html


Back to Kac Web