Originalmente publicado em Folha de São Paulo, 8/1/1985.


No Museu da Imagem e do Som, a poesia do futuro

Antônio Gonçalves Filho


Esta será a primeira vez que uma exposição é inteiramente dedicada a holopoemas, ou seja, poemas holográficos criados com o raio laser, onde letras tridimensionais flutuam no espaço em função da posição do observador. Antes desta exposição, que será inaugurada hoje, às 20 horas, no Museu da Imagem e do Som, com quatro poemas holográficos do poeta carioca Eduardo Kac, 23, e do técnico em holografia Fernando Catta-Preta, 29, apenas o artista plástico alemão Dieter Jung ousou introduzir nesse método de registro tridimensional uma das mais antigas formas de expressão do ser humano, a poesia, ainda limitado pela reprodução descritiva de um poema escrito pelo alemão Enzensberger.

Limitado porque o tal poema — concluído em 1983 e exposto no Masp, em 1984, numa individual de Dieter Jung — não rompia definitivamente com a tradição da linguagem guttemberguiana, ou, em outras palavras, apenas registrava hologralicamente o original de Enzensberger —”Dieser Satz Liegt in der Luft” (esta frase flutua no ar) — e não pretendia ser algo além de um tributo ao revolucionário poeta francês Stephane Mallarmé. O projeto dos hologramas de Kac e Catta-Preta, criados entre 1983 e 85, ao contrário, pretende abolir toda e qualquer relação com as formas clássicas de reprodução poética. A dupla conseguiu atingir tal objetivo? Eduardo Kac, estudioso de holografia e pesquisador, acha que sim. “Sem negar o mérito de Dieter Jung, o holograma exposto no Masp continuava a obedecer a linearidade do discurso do poeta Enzensberger. A limitação é evidente, por que o poema era datilografado e as palavras que flutuavam no ar eram apenas reproduções. O que nós desejamos — eu e o Catta-Preta — é desenvolver, efetivamente, uma nova poética, tanto a nível conceitual quanto prático”.

Esta nova poética, holográfica, ao gerar lumisignos tridimensionais, segundo Kac, “desencadeia uma revolução sintática e epistemológica, apontando pragmaticamente para o futuro, quando a escrita pictográfica espacial não mais estará enclausurada no plano do suporte”. Ele acredita que os sistemas de impressão, então, terão no holograma o seu mais banal recurso. “Quando duas letras ocupam o mesmo lugar no espaço desenvolve-se uma espécie de ‘sintaxe perceptual’, há todo um remapeamento da nossa percepção. Cada ponto de observação propicia uma experiência visual diferente, porque as letras de luz sólida flutuam no ar, se distorcem, se movimentam”.

Assim, o poema “Oco”, por exemplo, relativiza o espaço visual, recorrendo à metalinguagem e trabalhando com o conceito de imagem virtual. Em duas placas de vidro, as duas letras “O” sofrem a interpenetração da letra “I”, trocando o “oco” pela palavra “cio”, que aparece em cores diferentes (a palavra “oco” é verde escura). Os outros três poemas utilizam as palavras “Holo-Olho”, “Abracadabra”, e “ZYX”. “Esses holopoemas não possuem nenhuma semelhança com qualquer gênero poético existente até hoje. Faço essa observação porque, hoje, a mecânica quântica, Einstein, e a alta tecnologia parecem mais importantes para o desenvolvimento da poesia do que Mallarmé”. É, enfim, a poesia do século 21, chegando.


Back to Kac Web