DETALHES EM INGLES SOBRE A INSTALAÇÃO GENESIS


DETALHES EM INGLES SOBRE AS OBRAS DA SÉRIE GENESIS


GENESIS NA FRANÇÅ


GENESIS

Inaugurando a "arte transgênica", Kac apresentou em 1999 a obra "Genesis", realizada no contexto do prestigioso festival Ars Eletronica, em Linz, Austria.

Kac criou um"gene de artista": um gene sintético, inventado por ele mesmo e não existente na natureza. O gene foi criado através da tradução de um trecho em inglês do Velho Testamento para código Morse e depois de código Morse para DNA, de acordo com um código desenvolvido por Kac especialmente para esta obra (os traços do código Morse representam a timina, os pontos a citosina, o espaço entre as palavras a adenina e o espaço entre as letras a guanina; assim, tem-se os quatro constituintes fundamentais do ácido desoxirribonuclêico ou DNA cujas combinações formam o "alfabeto" ou código genético). A sentença bíblica diz: "Deixe que o homem domine sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os seres vivos que se movem na terra" (Gênese 1, 28).

O gene foi introduzido em bactérias, que foram postas em placas de Petri.

Na galeria, as placas foram postas sobre uma caixa de luz ultravioleta, controlada por participantes remotos na Web. Ao acionar a luz UV (na galeria ou através da Internet), participantes causam mutação do código genético e assim mudam o texto contido no corpo das bactérias.

Após a exposição, o gene foi lido de volta para o inglês, e o texto mutante publicado online no site de Kac:

"LET AAN HAVE DOMINION OVER THE FISH OF THE SEA AND OVER THE FOWL OF THE AIR AND OVER EVERY LIVING THING THAT IOVES UA EON THE EARTH"


Back to Kac Web