São Paulo, terça, 11 de novembro de 1997.



Texto Anterior| PróximoTexto | Índice

Operação feita em museu será transmitida pela televisãoe terá acompanhamento médico
Artista implanta hoje chip no corpo

MARIO CESAR CARVALHO
da Reportagem Local

O artista multimídia Eduardo Kac senta-se hoje, a partirdas 21h30, numa maca na Casa das Rosas, na avenida Paulista, toma uma anestesialocal, faz uma incisão com bisturi no tornozelo esquerdo e implantaali um chip.
O chip tem o tamanho da ponta de um lápis (15 mm x 2 mm) e trazum número aleatório que poderá ser decodificado: 026109532.Ficará no corpo do artista pelo resto da vida.
O médico Paulo Flávio Gouveia e uma ambulância acompanhama operação, transmitida ao vivo pela TV Cultura e Internet(www.dialdata.com.br/casadasrosas/net-art/kac).
Não se trata de um procedimento cirúrgico, segundo Kac. "Oimplante é parte de um trabalho de arte", diz.
O próprio Kac considera a operação "uma loucura".Tanto que demorou quatro anos para executá-la, não por problemastécnicos, mas por "um processo pessoal". No mêspassado, ele tentou fazer a operação no Instituto CulturalItaú, mas a entidade vetou o trabalho.
A operação é uma loucura, mas o trabalho não,diz Kac. Na parede da galeria, ele exibe fotos que sua avó maternatrouxe da Polônia ao fugir dos nazistas em 1939.
Foi um dos poucos bens que ela carregou, junto com um travesseiro. A avóde Kac sobreviveu, mas os outros personagens das fotos morreram em camposde concentração, provavelmente.
"Eu não vivi essas experiências, mas elas fazem parteda fibra do meu corpo. Estou fazendo esse implante para atender emoçõesque me acompanham desde criança", afirma.
A idéia de Kac é confrontar dois tipos de memória:a que decorre da experiência pessoal e a que é externa, quesurge ao se ver uma foto, por exemplo.
Daí, o fato de ter escolhido uma memória de computador paraimplantar no corpo.
Ele diz estar interessado em investigar o que ocorre com a inflaçãode imagens que empesteia o mundo, quando uma foto não é sinônimode verdade porque pode ser manipulada ao infinito.
Fenômeno similar está ocorrendo com o corpo, segundo o artista,com a disseminação das cirurgia plástica.
"O corpo hoje pode ser construído, apagado, restaurado. Jánão há mais verdade no corpo. É isso que me interessa",afirma.
A operação abre a exposição "Arte SuporteComputador".


Exposição: Arte Suporte Computador
Quando: hoje, a partir das 20h30
Onde: Casa das Rosas (av. Paulista, 37)



TextoAnterior | PróximoTexto | Índice



Copyright Empresa Folha da ManhãS/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reproduçãodo conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação,eletrônico ou impresso, sem autorização escrita daAgência Folha.